Sim, é isso mesmo que você leu. Uma pizza sem a massa, que é substituída por uma mistura de carne moída. Pode parecer estranho à primeira vista, mas esta espécie de bolo de carne fica uma delícia! Vi a Nigella fazendo na TV, segui direitinho o que ela ensinou e adorei o resultado: além de gostosa, é uma ótima alternativa para quem quer evitar os carboidratos simples no jantar.
Ingredientes
250g. de carne moída
1 ovo
2 colheres de sopa de cebola ralada ou bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 1/2 colher de sopa de aveia em flocos finos ou de farelo de pão
1 1/2 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Manteiga ou margarina para untar
3 colheres de sopa de molho natural de tomates
Fatias de mussarela Santa Marta, parmesão ralado Supremo, azeitonas, folhas de manjericão, orégano ou qualquer outro ingrediente de sua preferência
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture bem a carne com o ovo, a cebola, o alho, a aveia e o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta do reino.
Unte com um pouquinho manteiga ou margarina um refratário ou forma pequena de pizza (eu usei uma forminha com fundo removível para ficar mais fácil de servir) e cubra o fundo com a carne, apertando suavemente para que não fiquem espaços vazios. Espalhe por cima o molho de tomate e coloque os ingredientes da cobertura.
Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por 20 a 25 minutos até que a carne esteja completamente cozida e o queijo derretido. Sirva em seguida.
O rendimento desta receita vai depender muito do tamanho da sua forma ou refratário, o que deixa a base mais ou menos alta, e da quantidade de cobertura utilizada. A minha meatzza ficou do tamanho de um prato raso e com mais ou menos 1,5cm. de altura. Não consegui comer tudo sozinha — ela seria suficiente também para uma outra pessoa que também não comesse muito. (Para se ter uma referência, na conta de quantidades médias por pessoa, geralmente consideramos cerca de 100g. a 150g. de carne, dependendo do prato e dos acompanhamentos.)
Sugestão de Harmonização
Sommelier Sergio Mendes
Chianti DOCG
Tipo: Vinho Tinto
Região: Toscana
Composição: 90% Sangiovese, 5% Canaiolo, 5% Trebbiano Toscano e Malvasia
Graduação Alcoólica: 12,5%
Safra: 2011
Estimativa de Guarda: 6 anos
Conteúdo: 75 cl/ 750ml
Temperatura Ideal: 17ºC a 18ºC
Harmonização: Carne Vermelha, Carnes Brancas, Carne de Caça, Massas, Pizza e Queijos
Oferecimento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário